Notícias

Dia C em Barra Mansa mostra cooperativismo como modelo de transformação social

25/01/2019

A cidade de Barra Mansa recebeu pela primeira vez a Celebração do Dia de Cooperar (Dia C). O evento – realizado em 10 de novembro, na Praça da Matriz, região central do município – atendeu cerca de 500 pessoas e foi promovido pela Cooperativa de Consumo de Barra Mansa (Casmadin) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), com o apoio do Sicredi Vanguarda, da Unimed Barra Mansa e da prefeitura local.

Outras cooperativas também participaram da ação, como a Uniodonto Sul Fluminense, a CoopBama, a CoopAlimentar, a Coopcat, a E-Conges e o Sicoob Credirochas, do Espírito Santo.

Aferição de pressão arterial, medição de glicose, orientações de higiene bucal, financeira e economia doméstica, apoio para elaboração de currículos, apresentação da importância da coleta seletiva e recreação foram algumas das atividades que atraíram a atenção de adultos e crianças.

O lado social também foi reforçado com a Caixa Solidária da Casmadin, onde era possível doar fraldas geriátricas, lenços umedecidos, ataduras e roupas de cama, que serão entregues em dezembro ao Asilo Vila Vicentina e ao Abrigo Lar Acolhedor, ambos de Barra Mansa.

Segundo o presidente do Sistema OCB-RJ/Sescoop-RJ, Vinicius Mesquita, o Dia C é a oportunidade de as cooperativas devolverem à sociedade tudo aquilo que recebem.

“A população contribui para a sustentabilidade econômica do cooperativismo à medida que contrata os serviços das cooperativas. Então, é por meio destas atividades voluntárias que o Dia de Cooperar estimula e busca fazer a diferença na vida das pessoas, mostrando que o sistema cooperativista se preocupa com o bem-estar humano”, disse Vinícius.

Presidente da Casmadin, Alex Oliveira reforçou a necessidade de dar prosseguimento a ações que mostrem a força do cooperativismo.

“Todo o evento foi pensado com base no 7º princípio cooperativista, o Interesse pela Comunidade. O objetivo é que mais ações como esta ocorram aqui em Barra Mansa para que as pessoas identifiquem no cooperativismo um modelo de desenvolvimento socioeconômico viável”, disse Alex, que também é representante estadual do Ramo Consumo.

A visão das Cooperativas

“Quando recebemos o convite para participar, a nossa diretoria atendeu prontamente, por entender que seria uma oportunidade de a cooperativa reforçar o seu lado social, ainda mais agora que o nosso mote é Somos Unimed , SomosCoop” – Márcia Sinigalha, Supervisora de Marketing da Unimed Barra Mansa.

“O ato de cooperar, aliado à união de esforços em prol de uma causa social contribui para que cresçamos como seres humanos. E o Dia de Cooperar é a soma destes valores” – Alan Correia, Gerente Geral do Sicredi Vanguarda.

“Faz parte da essência das cooperativas ter esse olhar social. Nosso papel junto à sociedade também é ter essa preocupação com os que estão à nossa volta, como explica o 7º princípio cooperativista. Destaco aqui meu agradecimento e parabenizo à nova gestão do Sistema OCB-RJ por trazer à Barra Mansa atividades que engrandecem os valores cooperativistas” – Vinicius Silva Souza, Gerente Administrativo da Uniodonto Sul Fluminense.

“Muitas pessoas têm curiosidade em saber sobre o cooperativismo. E quando um evento como este é realizado, de forma gratuita, totalmente dedicado à comunidade, contribui tanto para a divulgação, quanto para o entendimento do segmento cooperativista como agente de transformação social” – Luiz Cláudio Gomes, presidente da E-Conges.

Comunidade

Orcinéia Mendes nasceu em Minas Gerais e mora em Barra Mansa há mais de 60 anos. Atualmente com 81, ela passou pela Praça da Matriz para aferir a pressão e medir a glicose no espaço da Unimed Barra Mansa.

“Minha saúde está muito boa. Gostei muito do atendimento, ainda mais sendo gratuito. Vou torcer para que este evento seja realizado outras vezes por aqui”.

Carlos Monteiro, de 43 anos, aproveitou para receber orientações financeiras com a equipe do Sicredi Vanguarda.

“Sempre é bom conversar com pessoas que entendem sobre finanças. E o mais legal desta atividade é que eles disponibilizaram um gibi com dicas também para o público infantil. É importante saber economizar desde cedo”

Gabriel Aguiar, de 6 anos, aprendeu técnicas de escovação com a Uniodonto Sul Fluminense.

“A tia me disse como tenho de escovar os dentes e a língua. Vou lembrar quando chegar em casa”.

Demais instituições

Também participaram da Celebração do Dia C o Instituto Aline Rangel – que trabalha com proteção aos animais – , o Instituto de dança Universo Acreditar, o Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual (Catei), o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), o Senac Barra Mansa e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município (Saae).

 

Reportagem: Bruno Oliveira – Comunicação do Sistema OCB/RJ


Últimas Notícias

Aniversário de 25 anos da Uniodonto Sul Fluminense

Uniodonto e Iso 9001

Mais dois eventos realizados com sucesso.

Formação Best Seller em Vendas

Curso de Educação Financeira e Orçamento Doméstico.

SESCOOP/RJ

Odontopediatria

Halitose

O Que É A Sensibilidade Dental?

COMBATE AEDES - TODOS JUNTOS CONTRA O MOSQUITO